Real Time Web Analytics

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Mais uns detalhes sobre o tratamento

Olá a todos!

Estava agora a fazer um comentário no blog de uma amiga e de repente passaram-me inúmeras coisas pela cabeça, algumas das quais acho que nunca referi aqui antes...Então hoje vou deixar uma espécie de "notas soltas", sem muita conexão, mas que podem ajudar, principalmente àquelas mulheres que estão a fazer terapia e estão a desesperar à espera de verem resultados que demoram mais a aparecer do que gostariam...

Então, antes de mais, devo dizer-vos que não foi nem na primeira, nem na segunda, nem na terceira consulta (e eu ia às consultas de duas em duas semanas, portanto façam as continhas...) que eu comecei a fazer algum tipo de exercício de teor sexual, e antes desses ainda tive que vir para casa e me ver ao espelho (qual adolescente em plena puberdade...) que, confesso, faziam-me sentir um bocado...sei lá...infantil? É que, quer dizer, já tinha 21/22 anos, não era propriamente uma criança, e sentia-me meia ridicula de estar agora ali a descobrir o meu corpo.

Mas vou fazer uma confissão da qual tenho alguma vergonha, admito... É que, em muito devido ao facto de as minhas (muitas) tentativas de ter penetração frustradas, eu acho que, até começar a terapia, eu realmente não sabia bem onde era lá o buraquito...isto porque para mim parecia-me tudo uma grande parede impenetrável, e então eu pensava "tem que ser mais para a frente, é impossível aquilo ter algum espaço lá dentro, não pode ser ali!!" e então realmente a médica nao estava assim tão "maluca" ao mandar-me para casa, mesmo com 21 anos, "estudar" o meu corpo... Por favor, a quem tenha sentido o mesmo, agradecia que me confessassem aqui (podem pôr um comentário anónimo)...é sempre bom saber que não eramos a única pessoa adulta à face da terra a não ter certezas acerca da localização do nosso...enfim do dito cujo (que eu nunca sei bem como chamar...devia arranjar um nome carinhoso para ele...ideias, alguém tem alguma?? =) ).

Então e o que mais é que eu me tinha lembrado para vos dizer?

Ah, já me lembro. As situações em que a terapeuta manda fazer exercícios dos quais nós duvidamos com todas as nossas forças que vão ter algum efeito no nosso tratamento...

Minhas amigas, eu tive que estar, no consultório e depois em casa várias vezes, durante cinco minutos com os olhos fechados apenas concentrada na minha...perna!! Sim, na minha perna!! Julgo que isto tinha um objectivo do género eu depois conseguir focar na vagina e descontraí-la mas, muito sinceramente, ou depois a médica achou que já nao era necessário continuar com aquilo ou, se teve o efeito que ela pretendia, eu não o percebi bem (até porque, confesso, eu não conseguia estar cinco minutos a pensar na minha perna!!). Cheguei a uma altura em que deixava esses exercícios para fazer quando fossse para a cama, antes de dormir...já estão a imaginar o resultado, não estão? Então para quem não estiver, aconselho este exercício para quem tenha insónias...vão ver como adormecem antes de chegar ao segundo minuto =) (ah não acreditam? então experimentem!! comigo resultava que era uma maravilha...o sono, nao a concentraçao...vocês perceberam :p). E ainda tive que fazer outros exercícios parecidos, do género, contrair diversas partes do corpo seguidas umas às outras...passo a explicar melhor. Era do tipo: fechar os olhos, concentrar-me no meu corpo e começar a concentrar-me no rosto e depois contrai-lo, depois focar numa mão e contraí-la, e assim sucessivamente. Se teve efeito no meu tratamento? Mais uma vez não sei, não faço mesmo ideia, mas mal também não fez, e então lá ia eu fazendo. Mas também chegou a uma altura que eu deixava para fazer na cama, com o mesmo resultado que os anteriores :p.

Mas a ideia que eu quero deixar é que, mesmo que vos pareça que os exercícios nao sao os mais adequados, não devemos esquecer que os terapeutas estiveram anos a estudar para nos ajudar...alguma coisa eles devem ter aprendido, certo? E também, qual é a nossa alternativa em vez de confiar neles? Pois, não é melhor, não, e como tal, o melhor, na minha opinião, é mesmo confiar neles e fazer o que nos mandam...

O facto é que, entre exercícios que me pareceram bem adequados e outros não tão adequados, eu cheguei lá, ao fim de 9 meses. Ainda há um ano olhava para um tampão cheia de medo e agora ando aqui feliz da vida! Por isso nada de desistir das terapias e quem ainda não se decidiu a começar a terapia aconselho que o faça!
Beijos a todas!

100 comentários:

  1. Oi, K!!
    Como eu tinha muita coisa pra dizer, resolvi dividir. Primeiro, sobre o que vc escreveu no meu bloguinho:
    1. Mil reais é o mesmo que 390 euros
    2. Adorei saber que vc tb faz exercícios esquisitos e aparentemente inúteis e que isso de alguma forma contribui para o final feliz
    3. Gostei muito da sua dica pra eu não pular etapas e de saber pq disso e isso me inspirou a discutir com o meu terapeuta a esse respeito (vou contar tudo no meu post)
    4. É muito importante pra mim saber quanto tempo vc demorou pra começar a fazer os exercícios "sexuais" pq às vezes eu tenho a sensação de não estar evoluindo e, pior, às vezes acho que EU não estou evoluindo pq EU não estou respondendo bem à terapia e acabo ficando meio paranóica com essa história toda...
    Sobre o seu post:
    1. Tb me senti infantil fazendo os exercícios com o espelhinho... é estranho, né? Ainda mais pra mim que já tenho 28 anos...
    Em resumo, tô gostando muito de ter vc como companheira nessa luta, é incrível como seus conselhos têm me ajudado a reagir melhor a esse período tão difícil, a confiar mais que o resultado é possível, a acreditar mais que as "besteiras" que o terapeuta diz vão dar certo (haha), ou seja, hoje eu sinto que a minha cura depende muito de vc, por isso, por favor não me abandone, ok?
    E muito, muito, muito obrigada por estar sempre me ouvindo e me aconselhando!
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Amiga! Falei tanto que acabei esquecendo de uma coisa!
    Vc viu no blog da Amor Perfeito que chegaram os dilatadores dela? Tô pensando em encomendar um kit pra mim, mas tô na dúvida... É certeza que vou precisar, né? Pq mesmo com a terapia, terei que fazer os exercícios "físicos", não terei? É que como demora pra chegar aqui no Brasil, tenho que encomendar bem antes...
    O que vc acha? Seria útil pra vc se vc tivesse um desses?
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Daniela,
    Realmente o seu tratamento é caro...o que nós não fazemos pela nossa cura, não é? É frustrante ter que gastar dinheiro para podermos pura e simplesmente conseguir fazer amor, não é? Mas a vida é assim, e nestas alturas devemos pensar que existem muitos problemas que não têm cura, bem mais graves que o nosso, e que nós conseguimos ultrapassar o nosso, e isso é o mais importante.
    Olha, quanto aos dilatadores, no início do tratamento, quando a minha médica me explicou como é que ia ser o tratamento, também me falou nos dilatadores (que, pelo que eu entendi, eu não teria que comprar, acho que a médica tem, mas pensando bem não sei como é que seria para usar aquilo, é que mesmo escaldando em água a ferver e usando preservativo eu acho que não ia conseguir (é meio nojento não é?). Só um àparte para dizer que às vezes tenho medo de usar palavras que você não perceba por causa da diferença das nossas línguas, mas se não perceber alguma coisa diga-me ok? Eu até percebo bem brasileiro por causa das novelas da globo mas tenho vergonha de me pôr para aqui a escrever em brasileiro, ok :)?
    Mas então, como eu estava a dizer, a minha médica também me tinha dito que mais para a frente no tratamento eu iria usar dilatadores e acabei por não usar, ela mandou-me comprar os vibradores (ou dildos, não sei como é que vocês chamam aí, mas são os que se compram nas sex shops) e a coisa correu bem com eles por isso não tive que usar os dilatadores. Mas acho que você deveria perguntar ao seu médico o que ele acha de você encomendar já, porque já tem conhecimento que eles demoram a chegar (acho que ele não se importa se você perguntar isso, não acha?) e perguntar se ele acha mesmo que o seu tratamento vai ser com os dilatadores. Isto só para você não gastar dinheiro se não for usá-los, mas que eles devem ser uma grande ajuda acredito que sejam. Simplesmente eu não os usei por isso não sou a melhor pessoa para falar deles. Mas logo logo a nossa amiga "amor perfeito" vai nos dizer como é que se está dando com os dela, estou curiosa :)!
    Beijos grandes,
    K.

    ResponderEliminar
  4. Me fala mais sobre este tratamento, tenho vaginismo há 10 anos, estou casada há 3 anos e nunca consegui se quer penetrar um cotonete.
    Muito sofrimento..muito sofrimento...lagrimas..
    Faço terapia há um ano, mas Deus colocou no meu caminho uma equipe especializada em vaginismo, vou começar no mes de março.
    Vamos ver o resultado.
    Me fala mais sobre o tratamento...muito caro???
    Me manda e-mail: bian.ian100@gamil.com

    Abraço

    Bian

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bian,
      Estou na mesma situação que vc, tenho a mais de 10 anos e nem sabia que isso se chamava vaginismo, só fui saber graças ao meu rescente companheiro que pesquisou sobre o assunto, pois no meu relacionamento anterior o meu namorado não se importava com isso, pois eu fazia outras coisas. Hoje eu sofro bastante com o assunto, fico nervosa só de pensar e isso porque tudo pode dar um fim ao meu relacionamento atual e com o sonho de casar e construir família. Estou indo a uma Psicóloga, mas estou no inicio, ainda estou indo para a 3a. consulta. A equipe que você está se tratando fica em que cidade? A minha psicologa é especialista em problemas sexuais para disse que iria estudar mais a fundo sobre o vaginismo. Estou pensando em procurar uma segunda opção, pois o tempo está correndo e não sou mais uma garotinha.

      Obrigada e Abraços

      Eliminar
  5. Oi, K!!
    Estou encantada em ler as postagens deixadas aqui, agora acho que realmente estou no caminho certo para a minha cura.
    Só queria dizer quanto ao momento do espelhinho, quem não passou por este, com certeza também achava que tinha uma grande parede naquele lugar e que ali não tinha nenhuma abertura e só para encurtar a história, amigas eu tinha 30 aninhos quando descobri onde era o lugar exato!!!
    Abraços
    "permitirme"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nossa lendo tdo isso..tbm nao vejo errada tneho 28 anos e so agora descobri onde era o local exato de ser introduzido, estou um pouco desesperada precisando de ajuda...lendo esses mtos depoiemntos vc percebe que naoe sta sozinha na luta..mas que ta sendo uma barra isso tah..espero pode superar, melhorar igual mtas de vcs conseguiram..

      Eliminar
  6. ola k
    eu sofro de vaginismo a 3anos ja estou em tratamento mas estou frustrada, so queria falar com alguem que passou pelo mesmo e que me encorajasse...
    danyxinha_bp@msn.com

    ResponderEliminar
  7. Bom, li algumas coisas aqui e realmente fiquei de boca aberta...
    Infelizmente a grande maioria dos profissionais de saude, psicologo e medicos, nao sabem tratar o vaginismo!
    O problema ~e que o vaginismo é uma sindrome psicofisiologica e nao podemos usar metodos unicos, (apenas medicos ou apenas psiquicos) é uma conjunção de fatores.. mas o bom de tudo é que o vaginismo tem cura sim, quem tratou sabe disso.. em geral 3 a 4 meses resolvem qualquer tipo de vaginismo.
    Eu trato deste problema desde 1995 e com grande sucesso
    QUalquer coisa, no meu site tem mais informacoes sobre isso

    Abracos
    Charles Rojtenberg
    Psicologo e Sexologo
    Pos graduado e mestre em sexologia
    www.professorcharles.com.br

    ResponderEliminar
  8. Mais um comentario, perdao
    vcs tao pagando 1000 reais por kit dilatadores?? nao facam isso...
    Consigo kits mais em conta, montados por aqui mesmo, inclusive com materiais caseiros, sem problema algum, muitoooo mais em conta....

    Gente, cuidado com o mercado internacional do vaginismo, as vezes se vendem coisas absolutamente desnecessarias.. um kit nao precisa de mais que 3 vibradores pequenos...
    Ninguem ira passar o dia com um dilatador...sõ irao usar em momentos de exercicios, mais nada...
    Charles Rojtenberg

    Se precisarem retirar duvidas comigo só ta? Só nao posso é oferecer o tratamento de graca pq claro, sou profiss
    ional, vivo disso :)

    Charles Rojtenberg
    sexologo

    ResponderEliminar
  9. Olá meninas, cadê vcs??
    Vamos contar como estar indo a terapia de vcs.
    Eu sofro de vaginismo desde q casei, e meses depois descobri q tinha tratamento, estou quase 2 meses fazendo tratamento.
    já consigo 2 dedos, mas nada de desejo, ainda é incomodo.
    Queria saber para que serve esses vibradores, minha teraupeta nao falou disso ainda.

    Bjos pra vcs!

    ResponderEliminar
  10. Eu não fujo daqui, às vezes deixo de esrever mas vou sempre ao e-mail ver se me escreveram =).
    Os vibradores são para você ir treinando antes de fazer com o seu parceiro. Mas procure os posts com a etiqueta "dildo" que está explicadinho.
    beijos

    ResponderEliminar
  11. ola pessoal , pelo amor de Deus me ajudem nao sei o que fazer, ja tentei d tudo mais nao consigo, (lagrimas)

    ResponderEliminar
  12. Ola eu sofro também com o vaginismo, e para falar a verdade eu comecei um tratamento e desisti. Não sei explicar, parecia que tudo que fazia não dava resultado. Tento de tudo mas não resolvem, por favor me diz quais exercicios além dos dilatadores vcs fazem. (lagrimas)

    ResponderEliminar
  13. Querida,
    Leia os posts que têm a etiqueta "exercícios terapêuticos". Se quiser envie-me um e-mail.
    O que é que vc já tentou?
    Tem que ser paciente e acreditar que consegue se curar, porque consegue sim.
    Beijo grande para si

    ResponderEliminar
  14. Olá meninas, eu sofro de vaginismo há muitos anos. Oq me deixa furiosa é que sempre no inicio dos meus relacionamentos, consigo por alguns dias manter uma vida sexual ativa normal, oq sempre me faz pensar que estou curada, mas passando algum tempo, a penetração se torna impossível, sem explicação. Claro que muitas vezes tem a ver com a falta de libido, porém, mesmo lubrificada o ato é desastroso.
    Estou noiva e como ja devem imaginar, as brigas começaram com tudo agora...escuto desde "fria, sem tesão, irmã,", enfim, esse é o 1 namorado que realmente está se estressando, oq faz meu desespero aumentar e minha libido desaparecer por completo. Vejo o sexo como nojento, doloroso, desnecessário e penso em abandonar tudo para não ouvir reclamaçoes. Bjos e se puderem, me ajudem!!
    J.

    ResponderEliminar
  15. Olá J.,
    Para ser sincera nunca tinha ouvido um caso como o seu e não sei mesmo como ajudá-la... se calhar deveria procurar um médico. Mas já tentou, quando isso começa a acontecer, fazer exercícios com um dilatador (pode não ser mais fininho que o penis) para ver se corre melhor depois com o seu namorado? Ou usar muito lubrificante nas relações, não sei...
    Mas parece-me que o seu problema, pela forma como falou, devia mesmo ser curado com psicólogo, porque você as vezes consegue a penetraçao, por isso é mesmo mais psicológico...não acha? Eu queria ajudá-la mais mas acho mesmo que não consigo. Desculpe.
    Beijo grande e procure ajuda. Não se deixe ficar assim.

    ResponderEliminar
  16. olá meninas,que felicidade encontrar vcs ...eu achava q somente eu tinha vaginismo.
    sou casada ha 8 anos e convivo c isso até hoje pois nao sei q tipo de ajuda procurar...me ajudem..... que tipo de especialista q trata do vaginismo??
    quero me curar desse mal pois sofro muuuito
    até pouco tempo nem sabia q tinha salvação p isso...
    fui a um medico tao desenformado um dia,que ele tentou fazer exame de toque em mim e, (lógico,nao consegui)dai ele disse q eu tinha o osso púbico muito baixo ou seja ele disse q eu era alejada,(que orror) mais dai fui em outro q me falou sobre o vaginismo...
    foi uma luta mais ele conseguiu introduzir ate 2 dedos e disse que eu nao tinha problema nenhum de osso sei lá o que..
    aff..quanto sofrimento né gente?!
    entao...peço ajuda de vcs p procurar ajuda do profissional adequado q nao sei qual é.....beiiijos!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi querida...

      To nesse sofrimento a muitos e muitos anos...não sei o que fazer.
      Descobri a poucos meses que tinha vaginismo, antes eu achava que era coisa da minha cabeça, que o problema estava no meu noivo (que não sabia como fazer)...enfim, hoje sou casada a quase 1 ano e não conseguimos ter penetração.
      Sofro muitooooo...penso muito em engravidar, pois já tenho 30 anos.
      Minha médica conseguiu introduzir um cotonete, mas doe bastante.

      Eliminar
  17. olá,

    Há 3 anos que tenho um problemas de «relação sexual dolorosa» ou seja, por mais que queira ter uma relação sexual, por mais que acredite que esta tudo bem, que não tenho nenhum problema e que então não irá doer... doi e não é pouco...
    E já me fartei de pensar que vai melhorar porque não melhora.. A minha genecologista já fez exames e mais exames e diz que o problema é psicologico, então eu vim pesquisar um destes dias e encontrei este probleminha chamado de «vaginismo» e nesse momento eu pensei «secalhar até é mesmo psicologico, não sou eu que tenho um problema raro que ainda não descobriram...» e vi pessoas falarem disso como neste blog por exemplo. Devo confessar que estou assustadissima por ler que sem terapia eu não vou melhorar... queria poder ser eu a minha própria terapeuta... Então a minha intenção é perguntar se voces que tem o mesmo problema, que fizeram terapia, ou mesmo alguem que tenha conseguido ultrapassar sem terapia, se é mesmo terapia que devo procurar... e se sim, no que consiste essa terapia,li sobre exercicios e essas coisas, mas devo confessar que não sou muito aberta nessas questões de «objectos a colocar na vagina» nem nunca gostei dessa ideia,e li sobre exercicios de colocação de cones e outros objectos para tentar melhorar o problema da contração dos musculos. Poderiam partilhar comigo a vossa experiencia nesse sentido por favor? Obrigado desde já

    ResponderEliminar
  18. Quando se tem vaginismo deve-se ter a consciência de que: sexo não é sujo! E a masturbação é mais que necessária! A introdução de objetos na vagina é essencial para a evolução no tratamento do vaginismo. É preciso saber que se tem um canal chamado vagina, perfeitamente apto para receber um pênis. Sei que na prática é difícil, mas após os exercícios fica bem mais fácil. Posso falar com conhecimento de causa, pois também tenho vaginismo, e melhorei muito seguindo os passos acima descritos. Espero ter ajudado, não desistam, outras conseguiram, nós também conseguiremos!

    ResponderEliminar
  19. Tenho vaginismo e apesar de pensar que o principal já passou ainda não me sinto completamente curada. Actualmente já consegui fazer sexo com penetração mas não consigo fazer sempre. Vou tentar outras posições. Mas este processo é incrivelmente frustrante tanto para mim como para o meu namorado. Em relação à localização do buraquinho também confesso que só soube exactamente a sua localização depois dos 20 ...

    Acho o teu blogue muito importante e por isso agradeço-te.

    ResponderEliminar
  20. Eu tenho vaginismo e to sofrendo muito no meu relacionamento, pois sinto dores muito fortes na relação sexual, que chega a sair lágrima de tanta dor. Geralmente deixo acontecer a penetração completa, mas sempre com muita dor mesmo, daí quando acaba fico mais triste ainda por ter sentido tanta dor. Acho que meu namorado vai terminar comigo pois ele diz que não está mais aguentando isso, que eu não sou normal e que vou sofrer muito por causa disso. to tão angustiada, eu achava que ele ia ter mais paciência comigo. Acho que meu destino é ficar sozinha mesmo. Mas por outro lado me sinto confortada ao saber que existem muitas mulheres que sofrem como eu, ou seja, não me sinto tão aberração anormal assim. Esses blogs são muito importantes para nos dar força e nos fazer sentir alguém melhor. Grande abraço à todas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se o seu namorado nao suporta, dê um fim no relacionamento vc mesma. Que tipo de namorado é esse que não te compreende??? Mais atrapalha do que ajuda. Encontre alguém que te respeite e faça amor com carinho. Abraços.

      Eliminar
  21. oi tenho21 ans e namro a tres nunka consegui ter uma penetraçao no momento moro com meu namorado pois ele axou q assim iriamos conseguir mas tdo foi em vao nao aguento mais gostaria muito q vc me indicasse uma terapeuta e se os resultados sao para sempre ou voltam depois de um tempo??? me manderesposta pelo amor de deus se naum vou perder meu marido (pry_crazy@hotmail.com

    ResponderEliminar
  22. Olá, tenho 30 anos, eu estou casada há 6 meses. Eu me casei virgem, sempre quis que fosse assim. Imaginava que na lua de mel ia ser tudo muito natural e a relação sexual iria ocorrer e seria boa. MAs foi frustrante. Não consegui sentir libido nenhuma. Mesmo assim tentei ter penetração, mas não consegui pq senti muita dor. Continuei com esse problema e pensei em me separar e nunca mais me relacionar com homem nenhum porque sexo é muito nojento e ruim, só deve ser bom é p/ homem mesmo. Fiquei mais triste quando o meu marido começou a me tratar mal, sendo um pouco rude comigo e me cobrando sexo, sexo sexo.... Me senti nada mais que uma boneca de pano. Me arrependi muito de ter casado, porque queria um companheiro, e parecia que ele só queria sexo e como não tava bom p/ ele então ele me tratava mal. MAs tenho muita relutância em me separar porque sou cristã. Então decidimos procurar uma psicóloga e falar com o pastor da igreja. O Pastor ajudou bastante incentivando e tudo, mas não sabia me ajudar, ele me indicou uma psicóloga. Então a psicóloga falou que eu sofria de vaginismo. Foi a primeira vez que houvi falar dessa condição. Estou tendo muita dificuldade de começar a terapia porque trabalho muito e nao tenho tempo que combine com o da psicóloga. Confesso que, como a J. falou, tenho achado sexo muito nojento e desnecessário e queria poder fujir disso. Se soubesse que era tão ruim nunca teria me casado. Esses homens tratam a gente igual a boneca de pano. Só querem a gente p/ fazer sexo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não acho que isso seja bem verdade... Depende do homem. Depende da vida que ele quer construir com você. Quem ama de verdade, por mais difícil que seja, tenta encontrar formas de resolver o problema. É lógico que para eles é mais difícil que para nós, por causa da testosterona constantemente alta. Mas tem um versículo que diz: o amor tudo suporta. Se ele teme a Deus é obrigação dele entender isso. Se não entende e não pratica, ele ainda não entendeu o amor verdadeiro. Estou casada há dois anos e seis meses, casei virgem também, e minha maior decepção é não poder dar prazer ao homem que me ama tanto, e que tenta comigo superarmos juntos. Ainda não fizemos terapia por falta de dinheiro, mas isso não impede de brincarmos de outras formas na cama, apesar de não ter penetração, enquanto não conseguimos resolver continuo me esforçando para satisfaze-lo da melhor maneira possível.

      Eliminar
    2. Boa tarde meninas!
      Eu tbm sofro,vamos dizer assim, " desse mal" que descobri faz um ano,mas como a V, tbm não tive ainda condições de procurar terapia.No começo, achei que era por causa do medo, insegurança, tabús e que logo passaria assim que estivesse mais tempo namorando, só depois de 02 anos tentando e que a gineco me explicou que era vaginismo.Graças a DEUS,meu noivo me apoia em tudo, vamos superar juntos.Tbm fico triste, pq vou me casar e quero tbm construir uma família.Mas tenho fé em DEUS, e sei que vamos conseguir, temos que nos ajudar e ter FÉ tbm,pois DEUS não quer ver ninguém triste e para o PAI nada é impossível.
      Não desistam! Fé!!
      Um gde abraço, V.
      Um fraterno abraço em todas e, em DEUS,vamos superar todos os problemas.

      Eliminar
  23. Primeiramente quero lhe parabenizar por toda a sua atitude!Vc é demais!

    Eu tb tenho vanigismo!!!!!!
    Edtou fazendo o tratamento desde o dia 04 de janeiro/2011. Já fiz três seções, acho o tratamento caro, mas quero muito ficar curada. Vou tentar contribuir com o que posso com vcs. Tenho 22 anos, e sou divorciada. Me casei aos 20, com um rapaz de 18 com quem namorei 6 meses antes do casamento (uma loucura neh), meu casamento durou 7 meses, mas acreditem nãofoi o vaginismo o culpado disto! Era ele quem não tinha tanta vontade de sexo! Eu sou sedenta por sexo e ele corria de mim! Sempre tive dificuldade com a penetração, mas consigo chegar ao orgasmo normalmente todas as vezes! Me divorciei e depois de 6 meses comecei a namorar um enfermeiro, pensei que com ele seria mais fácil eu resolver a questão da dor na penetração porque ele conhece melhor o corpo da mulher. Começamos a ter relações e na maioria das vezes o mesmo drama, mas ele me ajudou muito a ter paciencia com tudo isso! Já tinhamos quase um ano de relacionamento quando descobri que tenho vaginismo. Foi no exame de preventivo que minha ginecologista me disse que eu deveria cuidar deste quadro. Procurei uma sexologa/psicologa e estou me tratando. Primeiramente pesquisei na net, inclusive fiz contato com o Charles (que comentou tb aqui) e ele parece ser legal, mas o valor do tratamento dele é quase o mesmo da sexologa que me atende pessoalmente, então achei melhor optar por ela.

    ResponderEliminar
  24. Cada consulta custa R$ 80,00 e eu acho isso caro, mas fazer o que neh! Na primeira consulta, que durou umas tres horas, eu chorei muito e falei com ela sobre toda minha vida sexual, sobre minha familia (sou mt presa a eles: pai, mae e uma irmã de 17 anos), sobre meu trabalho (altamente stressante), sobre minha faculdade (tô terminando em junho, mas é pesada tb), sobre minha rotina corrida de trabalho, faculdade, musculação e taekwondo e eu fiquei meio p*da vida pq achei que meu dinheiro foi jogado fora, afinal eu só falei, falei e respondi inumeras perguntas que ela me fez sobre tudo, e no fim ela disse: a partir de hoje: nada de tentar penetração!, o famoso e chato: reconhecer seu corpo todo com um espelho (q merdinha neh) e me contar as suas sensações!e ler o livro: Quando o corpo da mulher diz não ao sexo! (não comprei o livro pq é mt caro,só li o resumo que achei na net) Tá bom, fiz isso, e depois de 15 dias voltei, mais falação e ela me receitou que eu fizesse uma massagem de foco sensório com meu namorado, em que eu e ele ficariamos nus e fariamos massagens relaxantes primeiro de costas e depois de frente por todo o corpo, o segundo exercicio seria me relaxar musculo por musculo antes de dormir (como todo exercicio que se deixa pra fazer antes do sono, eu só dormia neh! Um bom remedio pra quem tem insonia mesmo kkkk), fazer kegel (uma contração do musculo da vagina) pelo menos 100x ao dia (isso sim parece funcionar) e tentar colocar um cotonete por dia na vagina e aí sim veio o drama de novo. Apesar de algumas vezes eu já ter até conseguido ter uma penetração sem muita dor (nunca indolor e nem com prazer na penetração)o cotonete foi impossivel pra mim. Mandei um e-mail pra ela (ela respondeu rapidão! Isso é bacana neh) e ela me sugeriu tentar colocar o dedo então! Tb não deu certo ( eu tb só tentei umas duas vezes neh), mas continuo fazendo kegel muitas vezes ao dia e isso deve ser bom! Passei mais de um mes sem consultar (tava sem grana) e durante este tempo fiz os exercícios que deram e uma vez eu descumpri a ordem de não tentar penetração pq o clima estava muito bom, e apesar do meu namorado nao me pedir, iniciei a penetração, que deu certo e não doeu nada!!!! Yuppphiii, não era pra ter acontecido, mas o motel era lindo, estava tudo tão gostoso que eu tentei e consegui!!! Eu sabia que este "jejum" era necessário e não fizemos novamente.Voltei na consulta na última sexta-feira (11/03) e contei a verdade, ela disse que tudo bem, que não era pra continuar tentando a penetração e continuar o kegel sempre, me falou sobre masturbação e aí então me senti um ET, afinal nunca fiz isto! Ela ficou abismada de eu que segundo ela sou muito "descolada" nunca ter feito. A nova receita é: manter o kegel diariamente, manter os exercicios de relaxamento, assistir a um dvd que ela me emprestou cujo titulo é:Massagens para amantes, pesquisar sobre masturbação, praticar massagens com meu namorado e o mais importante, me masturbar! Ainda não comecei, mas não sei se vou conseguir me masturbar, adoro quando meu namorado faz isto pra mim, mas não acho que eu conseguirei fazer sozinha, sem clima nenhum entende?!!! Ela disse que preciso explorar minhas fantasias sexuais, mas eu nem sei se tenho isso, aliás, nunca me imaginei fazendo amor em nenhuma situação incomum e muito menos com fantasia de alguma coisa pq eu acho isso super engraçado e totalmente broxante!

    Bom, amei ler tudo que outras mulhreres já escreveram e quero contribuir com vocês tb. Toda vez que eu tiver novidade sobre meu tratamento eu compartilho com vocês. E por enquanto prefiro me auto-denominar como: Flor. Vou criar um e-mail particularmente para nós e depois divulgo aqui!

    ResponderEliminar
  25. É meninas, não é fácil...O pior é que não é divulgado, nem os especialistas sabem o que é vaginismo! Não estão preparados! Tenho 42 anos e até hoje não consegui, fui casada e não consegui..estou muito desanimada. Com o dedo tudo bem..o problema é qdo vem o pênis aí eu me tranco tanto q não entra um fio de cabelo. Na ginecologista é outro sofrimento. Alguém já fez tratamento com toxina butolínica? Resolveu???

    ResponderEliminar
  26. Só descobri q tenho vaginismo após passar por um grande trauma...Tive apenas 2 relações sexuais durante a vida, ambas dificeis de ter a penetração, mas achei normal, afinal eram as primeiras vezes...Só que isso faz muito tempo, desde então não tive mais relação. Porém a pouco tempo conheci um rapaz e ao tentar ter relação com ele, senti um pouco de dor (o que julguei natural, afinal estava sem fazer a muito tempo e estava ansiosa), porém ao ele retirar o pênis percebemos que eu estava sangrando...este sangrando se tornou uma hemorragia e fui parar no hospital!!!! Após isso a médica me informou que tenho vaginismo e que só posso ter relação sexual após me curar disso. Sempre tive problemas em fazer o preventivo e nunca nenhuma médica me tinha dito isso!! Estava me sentindo mto mal pois nunca tinha ouvido sequer falar disso, agora q acabei de achar este blog começo a ver que não sou a única a ter este problema, apesar de ainda não ter conseguido achar nenhum relato de alguma mulher que teve hemorragia devido ao vaginismo. Se alguma de vocês já ouviu este tipo de relato antes peço que postem aqui e gostaria de perguntar a "flor" se a terapeuta dela é do RJ ou se alguém tem alguma para me indicar?
    Abraços.

    ResponderEliminar
  27. Olá Pessoal,

    Acabado de achar esse blog e ler cada linha. Tem sido uma super ajuda para mim. Namoro a 5 anos e nunca consegui uma penetração, apesar de amar meu namorado e ele ser bem compreensível. Descobri a pouco que tenho vaginismo e isso me espantou, tb vi em alguns relatos que muitas pessoas acabam sem uma cura completa e mesmo tendo conseguido uma penetração voltam a se "fechar" em outras relações. Espero que comigo não seja assim. Moro em um estado que acredito que não tenha psicólogos/sexólogos experientes no assunto, então para mim fica super difícil um tratamento desse tipo, minha médica pediu para comprar pênis de plástico do fininho e usar até conseguir introduzir maiores. Sempre que tentei uma penetração achava que o problema era o pênis do meu namorado por ser mto grande, pois ardia mto e eu me fechava logo no começo, então partia para outra forma de prazer sem uma tentativa mais severa já que só em pensar que tem que haver penetração eu me fechava por completo.

    Hoje vejo o quanto esse problema é sério. Sei que muitos homens não compreendem mas quando temos uma pessoa que vale a pena ao nosso lado acredito que ajuda mto. Ainda quero ser feliz e não me estressar com esse pro, sem falar que um dia ainda quero ter um filho.

    Se possível gostaria que vocês que têm condições de um tratamento em sua cidade nos repassem o que foi prescrito pq será de enorme ajuda.

    ResponderEliminar
  28. Olá! Eu penso que tambem sofro de vaginismo! è horrivel querer fazer amor com o meu namorado e simplesmente nao conseguir! Namoro ha 3 anos e durante o primeiro ano nc tive problemas mas a partir de aí comecei a sentir um ardor enorme depois de cada relaçao sexual. É muito frustrante, mas felizmente o meu namorado compreende-me. Nunca consultei um genecologista, pois apesar de ainda só ter 19 anos devia ter consultado,mas vou fazê-lo muito em breve e explicar-lhe o meu problema.

    ResponderEliminar
  29. Ola, sou a G
    Sou virgem e tentei ter relaçao sexual com meu namorado mas senti muita dor e senti meus musculos se contraindo. Como eu ja tinha ouvido falar em vaginismo resolvi pesquisar na net e fiquei muito feliz de encontrar esse blog. Acho que o meu problema e mais porque quando fui tentar estava com muito medo, nervosa, estava emocionalmente tensa. A primeira tentativa de penetraçao eu fiquei tao nervosa que soluçava (tipo quando a gente chora muito) e tremia demais.
    Meu namorado e bastante compreensivo e, apesar de ele nunca ter ouvido falar disso, esta me apoiando e tentando fazer com que eu me sinta especial. Mas ca entre nos, como alguem pode se sentir especial se nao consegue satisfazer a pessoa amada??
    Gostaria que voces me ajudassem!

    ResponderEliminar
  30. Olá.
    Também tenho vaginismo e justamente por isso só tive 3 relações sexuais e todas com tentativas frustradas de penetração e também não consigo fazer exames ginecológicos.Não sei mais o que fazer, tenho medo do tratamento e não sei se conseguiria fazer.
    To pensando seriamente em virar lésbica de vez já que sempre senti atração por mulheres mas sou bi, já namorei homens, pelo jeito vou virar lésbica mesmo agora, não to vendo outra saída .

    ResponderEliminar
  31. Well to be honest this is first time before that I had never heard a case like yours and not even know how to help her but i advise she should seek a doctor.

    ResponderEliminar
  32. Oh hun! I am so sorry to hear about what you are going through.....hugs!!!!!!

    ResponderEliminar
  33. So sad, its really being painful for whats going on but still you have to stay brave against that.

    ResponderEliminar
  34. sou casada a três anos e são exatamente três anos de sofrimento até mudar de ginecologista(pois a primeira não soube diagnosticar o vaginismo). MInha atual gineco me receitou usar propinato de testosterona 3% em creme para massagear a entrada da vagina. Estou usando a 5 dias quando tiver algum resultado volto para contar.
    bjs a todas e não desistam!

    ResponderEliminar
  35. POR FAVOR, ME AJUDEM!!!!

    MINHA MÉDICA DIAGNOSTICOU VAGINISMO. SOU CASADA E NÃO CONSIGO TER A PENETRAÇÃO. PARECE QUE NÃO TEM ELASTICIDADE, QUE O CANAL É PEQUENO, SEI LÁ....SÓ SEI QUE ESTOU SOFRENDO A 1 ANO DESDE QUE CASEI. PASSEI POR VÁRIOS MÉDICOS E NÃO CONSIGO ACHAR UM TERAPEUTA QUE TRATE DE VAGINISNO.
    ESTOU DESESERADA!! JÁ PENSEI ATÉ EM COMETER O SUICIDIO. MORO NO RIO DE JANEIRO E NÃO AGUENTO MAIS PROCURAR MÉDICO E NÃO COMEÇAR NENHUM TRATAMENTO. SE É QUE ISSO TEM TRATAMENTO!?!? ME AJUDEM POR FAVOR!!! ESTOU EM DEPRESSÃO NÃO QUERO MAIS VIVER. É SOFRIMENTO DEMAIS.
    ALGUEM SABE DE UM MÉDICO QUE TRATE DESSA DOENÇA E QUE ACEITE UNIMED(RIO DE JANEIRO)? VCS JÁ TRATARAM? TEM MELHORA?

    ResponderEliminar
  36. Boa tarde,
    Reparei que a autora deste blog é portuguesa, estou certa? Tenho vaginismo há quase 1 ano, desde que tive um quisto no canal vaginal que me provocava dor. A partir daí comecei a contrair os músculos, sem dar conta. Dava conta de uns pequenos golpes que ficavam após a relação. Esses golpes doíam durante e após a relação, até que a minha ginecologista me diagnosticou vaginismo. Desde então recomendou-me uns exercícios vaginais, que faço sem sucesso, até já usei um gel lubrificante anestésico... Estou a começar a desesperar porque a minha ginecologista só me diz que vai levar tempo, que tenho que ter paciência e eu não sei mais o que fazer? Que tipo de terapeuta devo consultar, um psicólogo? Ou devo procurar ajuda em outra ginecologista?

    ResponderEliminar
  37. Alguem conhece um profissional que trate de vaginismo no Rio de Janeiro? Meu e-mail é : maria7894@hotmail.com

    ResponderEliminar
  38. Olá,

    Estava acessando a net e descobri esse blog,inicialmente fiquei feliz por ver que nao sou apenas eu que estou passando por essa dificuldade,todavia depois fiquei triste por ver que na maioria dos casos só se resolve com tratamento terapêutico a longo prazo,sou muito tímida,gostaria de resolver essa dificuldade sem intervenção terapêutica.Será que alguém que já conseguiu poderia me dar algumas dicas?
    Sou casada há quase um ano e já tentamos de várias maneiras,mas parece ser um local que não permite ser ultrapassado.Inclusive,tenho um pouco de dúvidas sobre o local em si,pois me observando no espelhinho,percebo um pequeno orifício,que ao que me parece tem uma minúscula passagem e o restante do orifício parece ser fechado,desculpe a minha ignorância em relacão a esse assunto,preciso de ajuda,favor,quem puder esclarer minhas dúvidas, envie algum comentário para mim nesse blog. E,por gentileza, K gostaria de ler suas dicas sobre minhas duvidas,agradeço antecipadamente.

    ResponderEliminar
  39. Eu preciso de ajuda, meninas.....

    ResponderEliminar
  40. A minha vida esta um inferno. Tenho vontade de morrer. Meu noivo não me ama mais, não sente mais prazer, não quer mais ficar perto de mim. Sou um lixo de mulher......

    ResponderEliminar
  41. olá sou virginia e tambem tenho vaginismo...descobri a quatro meses e por enquanto só fiz duas consultas...não se desespere tanto..na vida temos que ter sempre um plano B..se quaiser conversar pode me mandar um email...meu endereço é virginiacampos98@yahoo.com.br...fica com deus...beijos

    ResponderEliminar
  42. Meu Deus, como me ajudou ler seus posts.. namoro a 4 anos e só tenho tido fracassos em relaçao a 'fazer amor' c meu namorado.. desde o 1º anos tentamos.. sempre acho q eh minha culpa q ele não eh o cara certo.. tenho andado desanimada ate.. mas me confortou ler seus posts.. tenho alguma esperança agora.. obrigada, fique c Deus!

    ResponderEliminar
  43. Oi K, tudo bom?

    Não sei se vc ainda está lendo este post mas vou comentar do mesmo jeito...

    Tenho 21 anos e namoro há 1 ano e 6 meses, desde o começo do relacionamento a gente já tenta ter uma relação sexual mas nunca conseguimos a penetração. Sempre fui muito tímida por isso demorei pra chegar em um médico e perguntar se era normal, achava que era nervosismo mesmo e apelava pra bebidinhas ou pomadinhas dessas que adormecem a região mas nunca funcionou. Depois de muito tempo (mais de 1 ano) resolvi procurar a ajuda de uma médica e ela me falou sobre o vaginismo.
    Já estou passando por uma psicóloga há uns 3 meses mas ela nunca conversa comigo sobre esse problema, ela pergunta muito dos meus amigos da faculdade e dos meus irmão, o máximo que ela pergunta sobre o meu namorado é se está tudo bem entre a gente. Eu to realmente achando que meu caso não está evoluindo em nada!!!(to muito trsite).
    Fiquei muito curiosa sobre esses exercícios que vc comentou que fez. Foi sua psicóloga que passou os exercícios ou foi uma ginecologista? Demorou muito pra te passarem esses exercícios? E o tratamento todo, foi rápido??
    Gostaria de conversar com vc sobre isso.
    Se vc ler esse post e quiser conversar comigo meu e-mail (fake!! rs) é antonietannz@gmail.com

    Muito Obrigada!

    ResponderEliminar
  44. Olá, tudo bom?

    Também sofro com este problema, e estou gostando muito de ler estes casos iguais ao meu, estava me sentindo muito mal, até que achei este blog...
    Tenho 25 anos e estou no meu 2º namorado...não consigo penetração, o primeiro namorado tinha bastante paciência, mas eu achava que o problema era com ele...
    Mas agora eu queria que fosse diferente, queria poder desfrutar de uma relação gostosa, sem dor...
    Minha primeira vez foi traumática, sangrei muito, quase hemorragia, mas já faz 5 anos, tratei com pomadas, mas continua o problema.
    Acho que nunca tive orgasmo, e a consulta no ginecologista é horrível... dói muito!
    Pra fazer um tratamento com terapeuta é muito caro... mas acho que com as dicas de vocês vou tentar achar uma outra solução!

    Obrigada pelas dicas e até logo!

    ResponderEliminar
  45. Olá, hj tenho 29 anos mas,... sempre antes da relação fico extremamente tensa ...desconhecia este tal de vaginismo mas, sempre realizei exames e comentava com a ginecologista porém, qdo fiquei sem convênio quem me orientou foi a ginéco do Posto de Saúde...é uma dor terrível e terminei 02 relacionamentos pela falta de paciência ou por não acreditarem nisto enfim, hj tenho receio mas, ouvi na rádio sobre um grupo que auxilia e vou atrás

    ResponderEliminar
  46. Olá..eu gostaria de saber se você que foi diagnostcada com vaginismo.. como são os sintomas? porque eu na realidade não sei ainda se me encaixo no quadro de vaginismo.. pois eu faço exames papanicolau..toque.. claro é desconfortável e dói um pouco mas n é nada do outro mundo... e já tive relações com penetração com meu namorado que só doeram no início mas depois foi bom... so que de uns tempos pra cá nao temos conseguido.. eu tenho uma sensação de ardência.. queimação.. e como se ja tvesse entrado tudo.. e meu namorado me diz que entrou somente a "cabeça" ... minha médica me diz que a minha entrada vaginal é bem pequena.. e como o penis do meu namorado é bem grande!!!eu acho que poderia ser isso..
    vou tentar penetraçãoes com dedo..com meu namorado pr ver como seria..mas nao sinto essas contrações.. isso da pra sentir quando vc tem vaginismo? Hm bjo, Byanka.

    ResponderEliminar
  47. Ola! conheci a minha namorada ha pouco, começamos a nos relacionar sexualmente, entretanto na hora do sexo ela trava as pernas de tal forma intensa que não me deixa penetrar, forçando sempre para fora. Ela tem trinta anos, é virgem pois não permitiu que nenhum namorado a penetrasse.
    Percebo que ela tem muita sensibilidade na região vaginal, pois se tento masturbá-la, afasta-se não permitindo tocá-la. Entretanto diz ter muito tesão e querer muito a relação completa. Decidimos procurar um profissional, mas gostaria de receber a opinião das nobres amigas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro amigo, tive esse problema tb, mas com muito carinho, conversa, consegui a penetração. Ela desejava muito, então, mesmo com as pernas travadas consegui colocar entre as pernas e com muito carinho, incentivo e palavras de amor fizemos o mais lindo amor. Tb tem mais de 30 anos e era virgem. Lendo o seu relato me vejo nele, incrivelmente idêntico. Muita sensibilidade na região. As pernas fechadas que me expulsava. Eu chegava a ter dores no corpo de tanto tentar e tomar até relaxante muscular no dia seguinte.Ainda tem dificuldades, mas estamos superando dia após dia... ainda sem auxílio de profissional. Mas acho que deve procurar sim um profissional para abreviar. Hoje ainda sabendo de suas dificuldades brincamos muito antes de qualquer tentativa de penetração, de modo que ela se distraia. Por exemplo, faço ela ficar vestida, simulamos o sexo, daí percebo que ala vai liberando as pernas, ou seja treina a abertura das pernas, assim vai se acostumando. Ela não tem dores na hora da penetração, só tem dificuldades de liberar a abertura das pernas, possui uma musculatura incrivelmente reforçada...

      Eliminar
  48. olá estou casada há 1ano e 8 meses e não consigo ter relação com meu esposo ele está perdendo a paciÊncia comigo,e quando tentamos eu começo a ficar nervosa e meu corpo trava inteirinho ele não entende e tenta me obrigar a fazer e o pior de tudo é que ele quer fazer sexo anal e eu morro de nojo me sinto suja nunca houve penetrAÇÃO,FUI AO GINECOLOGISTA E ELE ME DISSE QUE TENHO O HÍMEN INTEGRO ME ENCAMINHOU PARA UMA PSICOLOGA MAS AINDA NAÕ TIVE CORAGEM DE IR,ME SINTO ANORMAL,MAS É BOM SABER QUE NÃO SOU A ÚNICA A SOFRER DE VAGINISMO VENDO ESSAS HISTÓRIAS COMEÇO A TER ESPERANÇAS DE QUE TAMBÉM POSSA ME CURAR... LÁGRIMAS E MUITAS LÁGRIMAS

    ResponderEliminar
  49. Achei interessantissimo seu post, talvez possa achar estranho um homem no teu blog, mas sou casado já faz um ano e até hoje não consegui uma penetração satisfatoria, nas vez em que tentamos, a dor vinha junto e eu não suporto ver minha esposa sofrer, rodamos varios ginecologistas o ultimo afirmou que o problema era intestino preso e postura incorreta o que acarretava dor na entrada da vagina, a dor era semelhante a cólica porque o caminho da dor é o mesmo, enfim, fizemos todos os exames, ele passou uma pomada, alguns remédios e tentamos novamente, foi inutil, a dor continua a mesma,pra mim, o maior problema é fazer com que minha esposa entenda a necessidade de pesquisar, ler algo sobre sexo, sentir seu proprio corpo, sou eu quem pesquisa as coisas e tento passar pra ela, mas vejo que não tenho muito sucesso,então estou espondo isso aqui pra ver se o problema é semelhante o de vocês, a dor é na entrada da vagina,é muita dor (os exames não mostraram nada, ta tudo ok), e sinto que é muito apertada, aaa.. esqueci de mencionar, o himen aparentemente é complacente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu caso é muito parecido com a de sua esposa, a minha dor é uma ardência e eu travo as pernas sem querer, meu namorado diz que eu travo as pernas. No inicio ele até pensou que eu já tivesse sido violentada, mas depois que eu disse que não ele decidiu pesquisar sobre o assunto como vc o fez e depois disso que senti tal envergonhada por ele ter tomado a iniciativa de pesquisar ao invés de mim que começar a pesquisar também. Quem descobriu que eu tinha vaginismo foi ele. Daí em diante decidi procurar uma psicóloga sexual e uma ginicologista boa, porque apesar de eu ter mais de 30 anos e ainda ser virgem, mesmo com essa idade ainda não sabia onde era exatamente o local. Felizmente essa ginecologista me mostrou onde era e estou indo para a 3a. consulta com a psicóloga, tenho muita esperança que vou conseguir. O meu problema se originou devido a minha mãe e parte da minha família terem me pressionado na adolescência e com isso me tornei uma pessoa reprimida. Ao longo dos anos a coisa foi piorando e somente a poucos meses descobri que isto era uma doença... para mim era apenas um medo e uma dor. Estou correndo atraz e o dia que eu conseguir vai ser o dia mais importante da minha vida... vou parar de me sentir uma aberração, uma anormal. Minhas primas mais novas já tem até filhos e eu nada. Sofro muito com isso. Não desista da sua esposa, ela vai conseguir.

      Eliminar
  50. Conheci uma pessoa que disse ser casado a 12 anos mas a mulher sofre de vaginismo. Perguntei se fez tratamento, disse que sim, durante 6 anos mais sem sucesso. Após 6 anos casado não sabe explicar como mais com muita dificuldade a esposa engravidou, mas depois disso nunca mais tiveram relação sexual.
    Ele me disse que não teve cura no caso dela, isso é possível ????

    ResponderEliminar
  51. Olá, galera! Coisa de Deus encontrar vocês para compartilharmos o que sentimos.
    Tenho 23 anos, sou casada há dois e ainda não sei o que é um orgasmo peniano.
    Ja mantinha relações com o meu marido antes de casar, sendo do tipo masturbações, e somente a duas semanas descobri que meu problema era vaginismo e que estava relacionado a um abuso sexual que sofri quando criança. Já iniciei três tratamentos, mas quero tentar coisas novas agora. Me mandem notícias: manuh.emanuelly@yahoo.com.br
    E entrarem sempre aqui para ta,bém compartilhar dicas e dúvidas com vocês! Beijos

    ResponderEliminar
  52. Eu tenho vaginismo, estou aguardando seções de psicoterapia e fisio. Descobri há um ano e meio que tenho isso. Tenho 24 anos, me sinto muito velha pra isso, e com vontade de me isolar, sinto medo de conhecer pessoas, de gostar de alguém novamente... Vivo em um país que sexo é algo tão banalizado, e por ser algo tão difícil pra mim, as vezes da vontade de me matar, de sumir, porque tudo parece tão impossível, tão doloroso e é tão triste! A única coisa que "entra" em mim é um dedo, e com muito custo, mas eu mesma não consigo fazer isso. Isso acontecia com você também? Quanto tempo você ficou na luta contra o vaginismos?

    Ass Valkiria

    ResponderEliminar
  53. ola a todos do blog, descobri que tenho vaginismo nessa semana, decidi ir a ginecologista pois sinto muita dor na relacao sexual, e ela me disse que tenho vaginismo! aff! ainda estou assustada com tudo isso, pois me sinto um E.T. estou casada ha 1 ano e 8 meses, e consigo a penetracao, mas com muita dor, nao consigo ter prazer nenhum, se alguem puder me indicar uma sexologa aqui em Belo Horizonte ficaria muito feliz. ass. pavi

    ResponderEliminar
  54. ola! em belo horizonte tem uma terapeuta ótima, faço tratamento com ela: Marisa Marli Farinelli Lima Brito. ela é ótima e super conceituada. ela atende na rua paraíba, em um prédio em frente ao restaurante Maharaj. espero ter ajudado! também estou em tratamento e é muito bom ver depoimentos com os quais me identifico. sorte a todas! bjs! P.

    ResponderEliminar
  55. Gente, sofro do mesmo problema. Depois de anos tentando, tentei com um desconhecido e aconteceu. O lado psicológico influencia totalmente no nosso desempenho sexual. Tentei me envolver com uma pessoa depois disso, mas não consegui, pois me senti pressionada a ter um desempenho sexual satisfatório e tal... isso sempre acontece quando me envolvo emocionalmente com alguém... mas com o desconhecido, não havia sentimento, então rolou. sou super a favor de tratamento com terapeuta sexual, e acho que a gente não se sentir um lixo, frígida ou qualquer outra coisa desse tipo... já fui ofendida por um namorado por causa disso, sofri muito, mas hoje, não me permito mais isso. sei que vou vencer, serei plenamente feliz na minha vida sexual. vamos nos amar! em primeiro lugar, é isso o que importa. quem não nos compreende, não nos merece. e se não conseguimos, a responsabilidade não é só nossa, é do parceiro também, que às vezes, mesmo querendo ajudar, não faz o que deve ser feito. por isso é importante que o parceito também seja orientado pelo terapeuta. adorei o blog! P.

    ResponderEliminar
  56. Olá, eu descobri esta semana que sofro deste problema.. podes deixar-me oteu e-mail para falarmos melhor?

    ResponderEliminar
  57. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  58. Estou muito feliz pois encontrei esse blog e antes me sentia muito sozinha pois sou nova e não tenho coragem de conversar sobre tal assunto com amigas pois sei que nenhuma delas vão entender e será um tanto constrangedor. tenho 16 anos, quase 17 e namoro a 2 anos. no começo, nossa vida sexual era muito saudável mas após um tempo se tornou praticamente impossível. como eu não sabia o que eu tinha, achava estranho, e que estava machucada lá dentro, e sempre parávamos no meio da transa pois doía muito e ficava inchado. nunca entendia e por coincidencia, entrei em um blog e fui redirecionada para esse e estou super feliz! como sou nova, não contei para a minha mãe sobre ser sexualmente ativa e procuro reconforto virtualmente, rere. posso lhe contatar por e-mail? ficarei muito honrada!
    Beijos, fictícia.

    ResponderEliminar
  59. Olá,
    Será que algúem poderia me passar o telefone da psicologa Marisa Marli Farinelli Lima Brito.
    de bh. Obrigada

    ResponderEliminar
  60. Só agora,depois de tantos anos de sofrimento é que tomei conciencia do meu problema.Não sei como vai ser,pois não tenho muitos recursos para uma terapia,sinto-me angustiada,insegura...

    ResponderEliminar
  61. Sou Homem. Meu nome é Ledson. Tenho 33 anos de idade e estou casado há 5 anos. Namora a minha esposa desde aos 18 anos. Demoramos muito a ter relação sexual pois ela tem Vaginismo (eu acho). Mas nunca tivemos relações sexuais naturais, sempre foi com muita dor. E neste momento, depois de termos um filho, ela tem me evitado. Coisa que não acontecia antes. Acho que a dor aumentou. Tento conversar com ela sobre o assunto. Estudo muito sobre o problema. Mas não consigo levá-la a um especialista. Na nossa última conversa, ela preferiu separar do que procurar um médico. Chegou a um ponto que disse a mim procurar uma mulher pra me satisfazer que ela não importaria. Como faço pra convencê-la a ir num médico? Podem me ajudar?

    ResponderEliminar
  62. Olá, sou a P. Só tenho o telefone celular da sexóloga Marisa Marli Farinelli Lima Brito, que seria muito pessoal deixá-lo aqui. Mas como eu disse acima, o consultório dela localiza-se no final rua Paraíba, em frente ao restaurante Maharaj, próximo da esquina com a Av. Brasil e Av. Afonso Pena.
    Gente, finalmente consegui progressos e estou até namorando! Acho que minha primeira vez de verdade aconteceu, como num conto de fadas, coisa que nunca acreditei. Não senti dor nenhuma, não fui tratada como uma "coitadinha", mas sim como uma mulher que merecia prazer e capaz de dar prazer. Estou me redescobrindo sexualmente, deixando tudo o que me incomodava no passado. Descobri minha capacidade de conquistar quem eu quiser, sendo eu mesma, sem tentar ser outra pessoa ou esconder o meu passado de abuso sexual. Já estava sentindo essa segurança, até que a entrevista da Xuxa me deu muito mais auto-estima, pois eu já estava com vontade de revelar isso. Não podemos levar durante de tantos anos por atos que não temos culpa.
    Ledson, que sofrimento o seu! Mas não desanime, sua esposa está se sentindo insegura. Procure um especialista, ele irá te orientá-lo e faça sua mulher se sentir amada.
    Eu acho que deveriam existir serviços gratuitos ou grupos de ajuda para orientar a todos que têm essas dificuldades sexuais. P.

    ResponderEliminar
  63. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  64. oLA,


    ALGUÉM CONHECE ALGUM TRATAMENTO NO RJ??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. LEIA O ATIGO NESSE LINK.

      http://www.augustomendes.com.br/sexualidade_feminina.html

      Augusto Mendes Psicólogo/ Sexólogo
      Tel. 2450 3125 – 2489 5134

      Eliminar
  65. SEXUALIDADE FEMININA

    Estamos no terceiro milênio, no entanto em alguns aspectos a sexualidade feminina ainda está na idade média. Claro que houve avanços, afinal hoje uma mulher grávida na praia de biquíni já não chama mais atenção. Mas para muitas essa tal liberdade ainda não chegou, daí o grande numero de mulheres que se queixam de: anorgasmia (falta ou dificuldade de atingir o orgasmo), vaginismo (contração involuntária da musculatura vaginal impedindo ou dificultando a relação), frigidez (falta de interesse pela atividade sexual). Há ainda muita timidez, insegurança, vergonha do próprio corpo, vergonha de se despir ante o companheiro...

    saiba mais em
    www.augustomendes.com.br

    ResponderEliminar
  66. Me chamo Camila e hoje descobri meu problema, é realmente bastante agustiante saber disso e principalmente saber que agora eu preciso demais no meu parceiro e ele quer se separar, porque sem dúvida alguma ele faria eu estar mais tranquila. Mais mesmo sozinha vou enfrentar e que demore o tempo que for eu vou melhorar e relamente vou sentir segura de mim mesmo, gostaria muito que quem pudesse conversar, até mesmo me orientar. deixo meu email : camilasoliveira@hotmail.com.br

    ResponderEliminar
  67. Ledson,
    Conversa com ela com carinho, diga que vc a ama muito, mas não pressione. No meu caso, o meu namorado precisou ameaçar terminar para eu tomar uma atitude. Eu não tinha tempo por causa do trabalho, mas como eu gosto muito do meu namorado resolvi dar prioridade a esse problema e procurar uma psicóloga e uma ginecologista. Estou na 3a. consulta com a psicóloga (apesar da ginecologista ter me ajudado mais do que a psicóloga) e acho que logo vou conseguir... tenho muitas esperanças. Boa Sorte para vcs!

    ResponderEliminar
  68. Olá !

    Aonde posso comprar o kit de dilatadores ? só achei sites americanos que vendam os kits .. e são caros!
    Eu consigo introduzir um ob sem maiores problemas.. caso eu nao consiga comprar o kit o que vc me recomendaria ? Qdo vc acha que eh a hora de tentar a penetraçao propriamente dita ?
    Muuuuuito Obrigada =]

    ResponderEliminar
  69. (Eduardo)
    Olá. sou homem. Namoro há 7 anos e há 3 estamos morando juntos. Quando eu conheci minha namorada ela tinha 21 e eu 18. Ela nunca tinha namorado ninguém e nem tido qualquer relação sexual. Foi muito difícil termos a primeira penetração pq ela senntia mt dor. No começo, eu achava que era por causa da virgindade. Depois, até conseguimos ter algumas relações mas com o tempo isso se tornou impossível. Quando começamos a morar juntos a penetração se tornou impossível.

    Eu sei que é mt difícil pra ela mas pra mim tb é. Eu já ando evitando qq contato sexual pq sei que vai acabar em frustração.

    Ela já procurou ginecologista e já fez tratamento com uma psicóloga/sexóloga, mas nda adiantou.

    Eu sou compreensivo e ultimamente tenho procurado não tomar nenhuma iniciativa sexual (e ela tb não costuma ter nenhuma iniciativa). ultimamente estamos vivendo como dois irmãos. Eu não vejo solução para o problema e sinto que ela tb não se interessa muito, talvez por conta de tantas tentativas de tratamento que se tornaram frustradas. 7 anos não são 7 dias.

    Não sei mais o que fazer... E confesso que tenho perdido um pouco a esperança. Não tenho mais pensado nela como mulher... Somos mt companheiros mas parecemos dois irmãos. Está mt difícil pra ela e pra mim tb. Acho que não aguento mais. Tenho me interessado por outras mulheres... Estou pensando em me separar.

    ResponderEliminar
  70. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. OLA LUANA...VC CONSEGUIU RESOLVER O SEU PROBLEMA SOMENTE COM CONVERSAS E EXERCICIOS? MAS VC NAO CONSEGUIA TER PENETRACAO?

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  71. OLÁ, TB ACHO Q TENHO VAGINISMO....NUNCA CONSEGUI UMA PENETRAÇAO, SEMPRE ME FRUSTRO...ESTOU FICANDO ANGUSTIADA COM ESSA SITUAÇÃO, JÁ PENSEI ATÉ EM SUICIDIO...NÃO SEI SE NA MINHA CIDADE TEM SEXOLOGO, SERÁ Q GINICOLOGISTA CONSEGUE ALGUM RESULTADO? #DESESPERADA...OBRIGADA

    ResponderEliminar
  72. Tenho 26 anos e nunca consegui ter uma penetração. Sofri muito e muito tempo. Comecei a pesquisar a respeito dessa dificuldade no ano passado, pois pensava que era coisa da minha cabeça, muita tensão, coisas assim. Na internet descobri que existe esse tal de Vaginismo. Fui a 2 ginecologistas e descobri que tenho realmente esse problema. Comecei meu tratamento em dezembro. Minha ginecologista é especializada em Terapia Sexual e tem me ajudado muito. No início, o tratamento envolve muita conversa, pois o Vaginismo não é um problema físico, mas sim psicológico. Cada mulher desenvolve o vaginismo por motivos diferentes, particulares. Bem, falando do meu caso, o Vaginismo ocorreu devido a uma educação muito rigorosa dos meus pais. Mas tenho conseguido melhorar os conceitos e pensamentos que me prejudicavam e não me permitiam relaxar. Comecei semana passada o processo de dilatação e já estou percebendo resultados que não imaginava. Lógico que ainda não posso ter penetração, mas acredito que isso é só uma questão de tempo e dedicação para se concretizar. O importante é fazer o tratamento e acreditar. Não desistam, por mais que venha algum desânimo no meio do caminho. Desanimar até é normal, mas é importante sempre levantar a cabeça e seguir passo a passo. O tratamento possui resultados rápidos, mas se seguirmos os procedimentos direitinho e sem medo. Então, para quem não sabe que profissional procurar, aí vai a dica: procure um ginecologista e um terapeuta sexual. O trabalho dos dois juntos é importantíssimo. Beijos!

    ResponderEliminar
  73. M:
    Boa tarde a todas. Depois de 03 anos de casada e nunca ter conseguido uma penetração, foi que resolvi encarar o problema de frente. Digo, ao menos aceitar que há algo que precisa ser revisto. Sonhei a vida toda com o casamento e entre todos as dificuldades que as pessoas me falavam que eu iria enfrentar, jamais pensei nessa. Para mim, o sexo nunca seria um problema. No começo culpei meu esposo, depois me culpei, pensei que não nos amávamos, embora nosso relacionamento expressasse que sim... Mas sempre pensando que tudo iria se resolver fomos deixando, deixando e cada mês que passava, vinha a tortura, o sofrimento, a baixo estima, a culpabilização. Pensava: não existe no mundo um casamento de 3 anos sem sexo. Isso me dói até hoje quando lembro e agora lendo os depoimentos de vocês sou obrigada a aceitar que não vou resolver sozinha como sempre pensei. Não sei ainda por onde começar, pois me encontro muito debilitada ainda, mas vejo que há esperanças. Obrigada por compartilharem suas experiências. Não me sinto mais sozinha e isso diminuiu um pouco do meu sofrimento.

    ResponderEliminar
  74. Tenho um kit dilatador vaginal, que embora usado (usei no máximo 7 vezes) está em perfeito estado e esterilizado, limpo com agua quente, alcool e sabao tambem. Acho que seria útil para quem nao tem como comprar e sofre deste problema. Na época paguei 120 por ele, e vendo por 50 reais. Ele está completo: com as 6 peças, manual de instruçoes, estojinho de tecido e lubrificante. Interessadas podem entrar em contato pelo email: monicapinto44@gmail.com

    ResponderEliminar
  75. tbm sofro desse problema acho que vou sapatao ,nao aguento mais SOCORRO ,sou casada a 7anos e ate agora nada .

    ResponderEliminar
  76. tenho vaginismo ,sou casada a 8anos nunca tive uma penetraçao satisfatoria .Meu marido e eu assistimos videos picantes p ajudar um . pouco , mas acabo sempre frutrada .As vezes penso em virar sapatao pois nao aguento mais ,Ja fiz acompanhamento com psicologo sem suscesso. preciso de uma orientaçao me ajudem

    ResponderEliminar
  77. Meninas, boa noite. Infelizmente tbm tenho e estou em processo de tratamento.. graças a deus estou melhor, pra quem quiser segue o email da minha psicóloga.. psicologa.Cibele@Gmail.com
    Não desanimem, procurem ajuda pq tem cura.
    Bjs

    ResponderEliminar
  78. Onde encontrar tratmento para vaginismo gratuito no Rio de Janeiro?

    ResponderEliminar
  79. Onde devo ir para tratar?

    ResponderEliminar
  80. Sofro do mesmo problema mas nao sei onde ir e como tratar. Sou de portugal leiria alguem me consegue ajudar?

    ResponderEliminar
  81. Olá, tenho 21 anos e desde a primeira vez que tentei ter uma relação sexual que percebi que algo não estava bem!
    Não conseguia deixar existir penetração, já me tinha apercebido com os OB que era um horror ter de os usar, uma dor tremenda, cheguei a falar com umas amigas que me disseram que eu é que era muito sensivel porque não doi nada... Desde então que ja tive alguns relacionamentos e nunca consegui manter uma atividade sexual normal, com penetração! Sinto de facto contrações musculares de tal forma, que o pénis não consegue pentrar nada. Inclusive mesmo tentando meter um cotonete é horrivel! Já procurei ajuda médica, e dizem que não tenho nada... Procurei muita informação na net até que cheguei ao Vaginismo e tenho a certeza absoluta que é o meu caso... Queria tratar, mas queria faze-lo sozinha sem ajudas médicas! Estou completamente à vontade com o meu corpo e nunca tive nenhum problema passado para me ter deixado assim... Sinto-me um ET, oiço toda a gente a falar do quão bom é ter relações sexuais e eu, sinto como se fosse ao inferno! Julgo tambem, que de ter tanta dor, agora já nem me permito relaxar porque ja vou com medo e o meu proprio corpo contrai-se! Gostava de saber como posso tratar...

    ResponderEliminar
  82. Meninas, sofri muito com o vaginismo. O meu primeiro namoro foi aos 24 anos, sempre tinha na cabeça que para fazer sexo tinha que ser com uma pessoa que eu gostasse e não com qualquer um. Quando comecei a namorar, decidi me entregar mas logo percebi que eu tinha muito medo de fazer sexo... Não conseguia, eu e meu namorado tentamos por muitas e muitas veze e eu não conseguia. Ate que meu namorado não aguentava mais, ficou impaciente com a situação. Assim comecei a pesquisar sobre o assunto e fui ate uma psicóloga. A psicóloga me aconselhou a conversar com meu namorado, para ele tentar penetrar um dedo e depois dois dedos, fizemos isso, mas o sexo mesmo não rolava. Ate que um dia, depois de muito choro e além do medo de fazer sexo também o medo de perder meu namorado, finalmente conseguimos. Foi uma sensação indescritível. Mas hoje ainda tenho medo do sexo, faz um ano que conseguimos superar isso. Mas ainda tenho medo, é bem difícil, meu namorado as vezes fica muito irritado, pq para penetrar o pênis demora muito tempo, ai depois que vai e muito bom, mas ate conseguirmos é bem difícil. Torco por todas para conseguir superar, tenham muita fé e confiem em si, que vao conseguir. Quanto a imm gostaria de saber de vocês tem alguma dica ou conselho do que faço para conseguir me soltar e não temer na hora da penetração... Obrigada. Lilian.

    ResponderEliminar
  83. Eu estou me sentindo mais "normal" depois de ler todos esses comentários, me sinto muito só pque falo com amigas e todas elas conseguem ter relação sexual normalmente. Eu namoro a quase 8 anos, tive problemas para perder a virgindade pqe tive uma educação sexual muito rígida, achava que só poderia fazer sexo após o casamento (só consegui me entregar pro meu namorado com 2 anos de namoro e pqe eu peecebi que ele já tava de saco cheio de esperar e se eu não me entregasse pra ele meu namoro acabaria, então como gosto muito dele e percebi que ele era uma pessoa boa pra mim eu me entreguei) dps disso nossa relação era muito prazerosa, eu gostava de sexo e faziamos várias vezes ao dia, foi com mais ou menos 4 anos de namoro que comecei a sentir dores fortíssimas durante a penetração, doia (e ainda dói) tanto que a cabeça começava a latejar caso eu persistisse. Fui a vários ginecologistas e nos exames estava sempre tudo certo, houve ginecologista que me disse:"é só relaxar" "talvez vc sente dor por causa do tamanho do pênis", ou seja, ouvi bastante asneiras.
    Numa noite após um tentativa frustada de fazer sexo com meu parceiro, esperei ele dormir e pesquisei na internet a noite toda pra saber "o que era aquilo", "o porque de tanta dor?", "será que mais alguém sente isso?" até que encontrei alguns artigos sobre vaginismo, li um por um e foi ali que descobri sozinha o que eu tinha, os sintomas são exatamente os mesmos. Acredito que ainda há muitos ginecologistas que não são preparados para tratar esse problema, já ouvi dizer que muitos tem preconceito por se tratar de doença de cunho psicológico.
    Bem hj sou recém formada mas estou desempregada e não tenho condições de começar um tratamento, as consultas variam entre 200,00 a 400,00 reais variando entre psicólogas especialista em vaginismo,ginecologista e fisioterapeuta pélvica. Faz pouco tempo que descobri que tenho vaginismo, na época eu ainda fazia faculdade e o salário do meu estágio dava mal pra pagar a faculdade.
    Meu relacionamento está bastante desgastado e prestes a acabar, ele teve paciência comigo por muito tempo,na verdade ele nunca foi impaciente ou bruto comigo, mas ta diferente, ele ta distante e menos carinhoso, não me trata mais com o tesão que parecia ter por mim, com isso minha auto-estima está no chão, choro sempre, e mesmo com uma unanimidade de pessoas dizendo que sou bonita e inteligente e não do sofre pelo meu namorado não adianta, eu sofro, pq não me gosto mais, me sinto menos mulher às vezes (quase sempre). Espero conseguir trabalhar logo e poder me tratar e que meu relacionamento consiga resistir a td isso. Abraço a todas!

    ResponderEliminar
  84. Eu estou me sentindo mais "normal" depois de ler todos esses comentários, me sinto muito só pque falo com amigas e todas elas conseguem ter relação sexual normalmente. Eu namoro a quase 8 anos, tive problemas para perder a virgindade pqe tive uma educação sexual muito rígida, achava que só poderia fazer sexo após o casamento (só consegui me entregar pro meu namorado com 2 anos de namoro e pqe eu peecebi que ele já tava de saco cheio de esperar e se eu não me entregasse pra ele meu namoro acabaria, então como gosto muito dele e percebi que ele era uma pessoa boa pra mim eu me entreguei) dps disso nossa relação era muito prazerosa, eu gostava de sexo e faziamos várias vezes ao dia, foi com mais ou menos 4 anos de namoro que comecei a sentir dores fortíssimas durante a penetração, doia (e ainda dói) tanto que a cabeça começava a latejar caso eu persistisse. Fui a vários ginecologistas e nos exames estava sempre tudo certo, houve ginecologista que me disse:"é só relaxar" "talvez vc sente dor por causa do tamanho do pênis", ou seja, ouvi bastante asneiras.
    Numa noite após um tentativa frustada de fazer sexo com meu parceiro, esperei ele dormir e pesquisei na internet a noite toda pra saber "o que era aquilo", "o porque de tanta dor?", "será que mais alguém sente isso?" até que encontrei alguns artigos sobre vaginismo, li um por um e foi ali que descobri sozinha o que eu tinha, os sintomas são exatamente os mesmos. Acredito que ainda há muitos ginecologistas que não são preparados para tratar esse problema, já ouvi dizer que muitos tem preconceito por se tratar de doença de cunho psicológico.
    Bem hj sou recém formada mas estou desempregada e não tenho condições de começar um tratamento, as consultas variam entre 200,00 a 400,00 reais variando entre psicólogas especialista em vaginismo,ginecologista e fisioterapeuta pélvica. Faz pouco tempo que descobri que tenho vaginismo, na época eu ainda fazia faculdade e o salário do meu estágio dava mal pra pagar a faculdade.
    Meu relacionamento está bastante desgastado e prestes a acabar, ele teve paciência comigo por muito tempo,na verdade ele nunca foi impaciente ou bruto comigo, mas ta diferente, ele ta distante e menos carinhoso, não me trata mais com o tesão que parecia ter por mim, com isso minha auto-estima está no chão, choro sempre, e mesmo com uma unanimidade de pessoas dizendo que sou bonita e inteligente e não do sofre pelo meu namorado não adianta, eu sofro, pq não me gosto mais, me sinto menos mulher às vezes (quase sempre). Espero conseguir trabalhar logo e poder me tratar e que meu relacionamento consiga resistir a td isso. Abraço a todas!

    ResponderEliminar
  85. Olá K.! Criei também um blog para partilha de experiências relacionadas com o vaginismo. Para que haja mais informação a este nível em Portugal. Mais do que um blog meu, é um blog para todas nós e espero conseguir desenvolvê-lo. Para quem quiser dar uma olhadela, aqui vai o link:
    http://vag-quemmandasomosnos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  86. http://vaginismo-tem-cura-sim.webnode.com/

    aqui esta meu depoimento meninas

    ResponderEliminar
  87. Quanto custa mais ou menos um tratamento de vaginismo?

    ResponderEliminar